Toxina Botulínica (Botox)

Quando é injetada nas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.

 Indicação

  • Indicado para homens e mulheres que estejam com marcas de expressão mais avançadas ou que desejem prevenir os sinais do tempo na pele.

 Resultado

  • O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses.

 Pós-procedimento

  • Evitar tomar Aspirina (ácido acetil salicílico) ou antiinflamatórios por 3 dias antes da aplicação para diminuir o risco de hematomas.
  • Não deitar ou abaixar a cabeça por 4 horas depois da aplicação. Após este período se for dormir a cabeça deve ficar ligeiramente elevada.
  • Evitar massagens, limpeza de pele ou outros movimentos de pressão no rosto durante 3 dias.
  • Não há restrição em relação a exposição solar após a aplicação de toxina botulínica, a não ser quando surge um hematoma.
  • A área tratada não deve ser exposta a frio ou calor intenso, assim compressas quentes ou geladas são contra indicadas.
  • Não usar cosméticos e produtos dermatológicos um dia antes e um dia após à aplicação. O uso de maquiagem pode ser feito na manha seguinte a aplicação
  • Evitar esforços físicos por um período de 24 horas.
  • Evitar tomar Aspirina (ácido acetil salicílico) ou antiinflamatórios por 3 dias antes da aplicação para diminuir o risco de hematomas.
  • Após a aplicação não há restrições ao retorno das atividades habituais.

 Dúvidas Frequentes

Como é feita a aplicação?

A toxina botulínica vem em frascos como o pó sendo necessário diluição com soro fisiológico. Ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro, utiliza-se a aplicação rápida e quase sem anestesia tópica. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível.

Quais são as contraindicações?

Contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.