[ procedimentos ]

Rinoplastia

A rinoplastia é a minha grande paixão dentro da cirurgia plástica. Uma cirurgia de alta complexidade técnica que trata o nariz, elemento central de beleza da face e, por isso, exige um senso estético e artístico muito grande. Considero-me um escultor de nariz!

 A rinoplastia é a quarta cirurgia plástica mais realizada no mundo e o Brasil é o país que mais realiza esse procedimento. Por conta de sua popularidade, ainda mais em tempos de exposição em redes sociais, eu recebo cada vez mais pacientes com queixa do nariz e harmonia facial. Mas não são só as queixas estéticas que trazem pacientes ao meu consultório, mas também as queixas funcionais. Afinal, o nariz foi feito pra respirar bem, e isso é sempre uma prioridade pra mim.

Durante meus vários anos de especialização em rinoplastia funcional e estética, tive a oportunidade de aprender com cirurgiões plásticos e otorrinos que são as maiores referências mundiais no assunto. Por isso hoje tenho total expertise pra tratar o nariz de maneira integral, corrigindo desvios de septo, hipertrofias de cornetos, alterações das válvulas de respiração, e também entrego resultados consistentes em beleza e naturalidade com o rosto de cada paciente que confia no meu trabalho, sempre de maneira individualizada. Pois assim como as mais belas esculturas, arte não se repete, mas se eterniza na sua individualidade.   

Entre em contato e agende uma consulta

Rinoplastia primária

Como o nome sugere, a rinoplastia primária, é a primeira cirurgia feita no nariz. Ela pode ser feita com objetivos estéticos ou funcionais, a partir dos 15-16 anos. Nessa idade, a estrutura nasal está geralmente desenvolvida e aqueles que estão insatisfeitos com seu nariz podem se submeter a essa cirurgia.

As queixas mais frequentes que fazem os pacientes buscarem a rinoplastia são: ponta e asas largas, ponta caída, nariz grande, giba dorsal do nariz (ossinho”), queixas respiratórias como respiração bucal principalmente durante esforços, ronco, babação no travesseiro, sono não reparador e rinite.

Eu entendo muito bem as dores dos meus pacientes, pois apresentava várias queixas estéticas e funcionais. E ao operar meu nariz, tive um ganho absurdo na minha respiração, qualidade de vida e autoestima. E é exatamente isso que proponho pra você que busca esse sonho.

Rinoplastia secundária

A rinoplastia secundária é uma segunda cirurgia no nariz. Ela também é conhecida como rinoplastia reparadora, de correção ou revisional.  Essa opção é indicada para melhorar o resultado, tanto estético quanto funcional, caso ele não tenha sido atingido com o primeiro procedimento.

Nesse cenário, o nível de dificuldade é maior, pois o profissional precisa trabalhar com mais tecido fibroso e cicatricial resultantes do primeiro procedimento, além de alterações das estruturas anatômicas. Geralmente é necessário uso de cartilagem costal como fonte de cartilagem pra reestruturar e dar formato adequado ao nariz. Exige, portanto, maior expertise por parte do cirurgião. E é por isso que felizmente hoje sou referenciado por outros cirurgiões plásticos pra realizar essas cirurgias mais complexas.

Ressalto que, o paciente deve esperar, no mínimo, um ano antes de se submeter a uma segunda rinoplastia. É importante respeitar esse prazo para que as estruturas nasais estejam completamente recuperadas e cicatrizadas e haja maior segurança no procedimento. E, acima de tudo, é fundamental ter um alinhamento correto de expectativas do paciente pois, a depender a deformidade prévia, nem sempre é possível alcançar resultados tão belos quanto de rinoplastia primárias.  

Rinoplastia Ultrassônica com Piezo

A técnica é considerada um avanço na rinoplastia moderna, menos invasiva, e só pode ser executada por cirurgiões especializados e com experiência no manuseio de um instrumento chamado Piezo. É literalmente uma fusão entre a tecnologia e a arte de uma cirurgia tão artesanal como a rinoplastia!

O Piezo é o aparelho ultrassônico que proporciona a possibilidade de esculpir os ossos do nariz nos mínimos detalhes e com menor trauma ao paciente, devido à precisão milimétrica do seu corte, que preserva a integridade dos vasos sanguíneos, cartilagens e mucosas do nariz. Isso possibilita uma recuperação menos dolorosa, com menos hematoma (menos “roxo’) e com pouca formação de fibrose devido ao menor inchaço, se comparado à rinoplastia convencional.

Não há contraindicação para realizar a rinoplastia com o instrumento ultrassônico. Por isso disponho dessa tecnologia de ponta pra todos os meus pacientes, visando o melhor resultado e a melhor recuperação.

Rinoplastia esruturada

A rinoplastia estruturada veio para revolucionar o cenário da rinoplastia.  Ao corrigir as alterações funcionais e estéticas, seguida de uma boa reestruturação e fortificação do nariz, conseguimos proporcionar resultados belos, naturais com o rosto e estáveis a longo prazo. Para tanto, utilizamos da própria cartilagem e/ ou osso do paciente para fornecer a matéria prima para estruturação do nariz. De uma forma leiga, é como se devolvêssemos ao nariz as suas vigas de  sustentação, assim como fazemos em uma construção.

A técnica permite visualizar todo o esqueleto do nariz, por via aberta, e modelar as cartilagens e ossos de forma simétrica, esculpindo-as e fortalecendo o esqueleto nasal com enxertos de cartilagens retiradas do próprio paciente. Assim, ela oferece resultados mais previsíveis e duradouros, resultando em um nariz mais resistente às forças externas e internas a que será submetido com o passar do tempo. É indicada tanto para cirurgias primárias quanto para as secundárias e, melhora o sistema respiratório por meio da correção de desvio de septo e hipertrofia de cornetos, além de fortalecer o esqueleto nasal.

Rinoplastia preservadora

A rinoplastia preservadora é relativamente recente, difundida há cerca de 5 anos, e hoje faz parte do nosso arsenal de técnicas pra rinoplastias. Mas muito mais que uma técnica específica, trata-se de uma filosofia de preservação das estruturas do nariz: pele, ligamentos de sustentação e estruturas osteocartilaginosas. O método, assim, resulta em uma menor agressão ao nariz e, com isso, menor inchaço e recuperação mais rápida.

Diferente da Rinoplastia Estruturada, não é preciso refazer as estruturas internas do nariz com enxertos de cartilagem que seriam os novos alicerces das partes internas, por exemplo.

A Rinoplastia Preservadora não invalida a técnica tradicional chamada Rinoplastia Estruturada, mas surge como uma opção poderosa na solução de questões estéticas e funcionais do nariz. Ela é indicada para rinoplastias primárias em pacientes com características favoráveis, principalmente pra aqueles que tenhas linhas dorsais bonitas de frente e pele mais fina. Raramente é indicada para rinoplastias secundárias, quando a técnica estruturada realmente mostra-se superior.

Rinoplastia híbrida

A rinoplastia híbrida em minha opinião é o melhor dos mundos, pois é a junção de duas técnicas: a estruturada e a preservadora.  

O procedimento consiste, basicamente, em mudar as formas do dorso do nariz preservando ligamentos e cartilagens, porém mudando as formas como se fosse uma escultura. Tudo isso associado a técnicas de estruturação da ponta do nariz, que utiliza enxertos de cartilagem do próprio paciente para mais estabilidade dos resultados, com maior chance de uma ponta bela a longo prazo, prevenindo a “ponta caída”.

A rinoplastia híbrida também é indicada para situações em que as cartilagens são fracas e que necessitam de uma boa estruturação. Ela oferece uma recuperação mais rápida, menos traumática, mais controlada e precisa.

Considerando que o nariz brasileiro apresenta cartilagens não muito fortes e narizes com diferentes características que podem influenciar no resultado final, essa associação entrega os melhores resultados a meu ver. E por isso é o que eu mais faço na minha rotina: Rinoplastia Híbrida Ultrassônica.

Rinosseptoplastia

A rinosseptoplastia é um procedimento que une técnicas da parte funcional quanto estética. É a união da rinoplastia com a septoplastia. Por isso, é indicada tanto para quem não está satisfeito com o aspecto do seu nariz quanto para quem sofre com a sensação constante de nariz entupido, causada entre outros fatores pelo desvio de septo.

Traz como benefícios unir os procedimentos em uma só internação, uma só anestesia e um período só de recuperação além de diminuição de custos.

Ressaltando que, como toda intervenção cirúrgica, a rinosseptoplastia deve ser indicada e realizada por um médico especialista.